Dissipador do CPU
Por vezes o computador liga normalmente mas está constantemente a reiniciar. Este problema pode ocorrer devido a três situações:
- Lixo acumulado no dissipador do CPU (mais frequente em dissipadores ativos);
- Ventoinha do dissipador desligada ou danificada (apenas para dissipadores ativos);
- Dissipador do CPU mal encaixado.
Independentemente da situação que estiver a ocorrer a razão é apenas uma. O computador está constantemente a reiniciar porque o calor do CPU não está a ser dissipado de forma correta. Acontece que as motherboards controlam constantemente a temperatura que atinge o processador. Sempre que ultrapassa um determinado valor, a motherboard desliga o computador (ou reinicia) para prevenir que a CPU não se danifique.
Opção 1 - Verifique se o dissipador se encontra com lixo:
Normalmente, o caso de acumulação de lixo é o mais recorrente. Os dissipadores dos processadores, devido à sua natureza ativa tendem a acumular muito lixo entre a parte inferior da ventoinha e o dissipador, impedindo o ar quente de ser extraído como devia.
Solução: Retirar os parafusos que fixam a ventoinha ao dissipador (poderá ser usada outra forma de fixação) e retirá-la para fora da caixa. Com a ajuda de um aspirador, compressor ou um simples pincel retira-se o lixa da ventoinha. De seguida, realizamos a mesma operação para o dissipador, sem o retirar da motherboard. A operação neste caso, deve ser realizada com um cuidade maior para não danificar as componentes em torno do dissipador.
Atenção, convém não deitar o lixo para cima da motherboard. O aspirador é a escolha mais acertada para este trabalho. No final desta operação, devemos voltar a colocar a ventoinha sobre o dissipador e ligar o cabo de alimentação ao CPU FAN da motherboard.
Opção 2 - Verifique se a ventoinha do processador está devidamente alimentada ou danificada:
O problema mais simples associado ao processado, é este não ter a ventoinha de dissipação ligada. Em CPU's com dissipadores passivos não existe este problema uma vez que estão dimensionados para funcionar sem ventoinha e mesmo assim conseguirem dissipar o calor do CPU. Quando se fala em dissipadores ativos implica a existência de uma ventoinha que ajuda a extrair o calor do dissipador. Assim, deve-se verificar se o cabo CPU FAN está devidamente ligado.
Pode ainda acontecer este cabo estar ligado mas o motor da ventoinha ter queimado, não existindo movimento. As razões que levam a um problema desta natureza são geralmente:
- Longos anos de utilização;
- Lixo acumulado que forçou constantemente o andamento natural da ventoinha, danificando o motor.
Nestes casos, resta comprar ventoinha nova com as mesmas medidas. Por vezes, as ventoinhas não possuem um formato tradicional, o que obriga a comprar novamente o conjunto do dissipador + ventoinha.
Opção 3 - Verifique se o dissipador do CPU está bem encaixado:
Se o computador reiniciar sozinho imediatamente após a sua montagem, deve-se verificar se o dissipador está convenientemente montado sobre o CPU. A falta de contato entre estes dois componentes, traduz-se numa deficiente extração de calor do processador para o dissipador ocorrendo sobreaquecimento.
Solução: Verificar se os grampos de fixação estão bem apertados ou se algum deles se encontra partido. No caso de ser necessário retirar o dissipador e voltar a colocá-lo é aconselhável usar novamente massa térmica entre estes componentes. Posteriormente, deve pousar o dissipador na posição correta sobre o CPU e fixá-lo com os grampos de fixação próprios (garantir que os grampos ficam bem presos). De seguida ligue a ventoinha à entrada CPU FAN da motherboard.
Motherboard
Quando um computador decide reiniciar por iniciativa própria, pode indicar que a motherboard está em más condições. A motherboard é dos componentes mais resistentes do computador podendo funcionar naturalmente com várias partes danificadas. Podemos ter barramentos PCI, AGP, ISA ou mesmo slots de memória danificados e o computador pode funconar normalmente (desde que não se coloquem nenhuns componentes nesses locais). Porém, condensadores em mau estado podem ser a razão destes súbitos resets.
Opção 1 - Verifique os condensadores da sua motherboard:
Deve-se por isso, inspecionar a motherboard e procurar se existem condensadores danificados. Se existirem devem ser substituídos. Estes podem ser comprados em qualquer loja de eletrónica mas são difíceis de substituir, uma vez que se trata de uma trabalho muito minucioso. A alternativa passa pela substituição integral da motherboard.
Fonte de alimentação
Uma fonte de alimentação pouco potente pode ser a razão dos resets aleatórios causados por um computador exigente. Para a maior parte dos computadores uma fonte de 300W é suficiente para manter o computador a funcionar em pleno. Contudo, sobretudo devido à indústria dos jogos, cada vez se exige mais do hardware do computador.
Opção 1 - Verifique se a potência da sua fonte de alimentação é suficiente:
Por vezes, a fonte de alimentação não parece ser um bom investimento, já que não é relevante para a velocidade do computador. No entanto, este erro é muito comum. Se o computador vai ter alto rendimento necessita de sustentabilidade, que é o mesmo que dizer, adequada. É recorrente ser esquecida na hora de realizar um upgrade ao nosso computador até que deixa de ser suficiente para o alimentar.
Para resolver este problema deve-se adquirir uma fonte de maior potência. Pode-se consultar a potência das fontes de alimentação na sua lateral.
Memória RAM
Um módulo de memória RAM com apenas alguns setores danificados poderá não impedir o computador de funcionar, mas pode bem ser responsável pelos resets aleatórios. Normalmente isto acontece quando um programa em execução recorre à posicão de memória danificada para escrever ou ler dados.
Opção 1 - Verifique se algum módulo de memória se encontra danificado:
A resolução deste problema passa por trocar de módulo de memória e testá-la durante um período aceitável, para verificar se o problema é realmente deste componente. No caso do computador contar com vários módulos de memória, antes de proceder à trocar por um módulo novo deve-se testar cada um dos módulos em funcionamento individualmente, até se encontrar o danificado.