quarta-feira, 18 de abril de 2012

O computador funciona normalmente exceto alguns componentes

BIOS

Por vezes acontece que depois de desligarmos o computador da corrente elétrica e o voltarmos a ligar, as definições da BIOS perdem-se voltando tudo aos valores de fábrica. Normalmente o relógio também fica desconfigurado mostrando uma hora incorreta. Isto significa que a nossa pilha CMOS está gasta e já não tem carga suficiente para manter as nossas configurações, quando o computador se encontra desligado.
Deve-se por isso, comprar uma nova pilha para substituir a descarregada, que pode ser encontrada em qualquer loja de informática ou por vezes até em algumas relojoarias. Atenção, as pilhas usadas não devem ser colocadas no lixo tradicional, mas sim no recipiente próprio "pilhão".

Opção 1 - Trocar a pilha da BIOS

Unidades óticas

Estas unidades (ou drivers) podem não ser detetadas pela BIOS e no entanto, não se encontram danificadas ou mal configuradas a nível de jumpers. À semelhança do que acontece com os discos rígidos, se o cabo IDE for encaixado de forma errada, o componente não irá funcionar.
Porém, ao contrário dos discos, o led presente no painel frontal deste tipo de unidades irá permanecer constantemente acesso, alertando para o facto de o cabe ter sido encaixado ao contrário. Este problema ocorre quando o cabo IDE não possui a saliência tradicional, o que proporciona a sua aplicação errada.

Opção 1 - Verifique se o cabo IDE está encaixado corretamente:
Deve-se então retirar o cabo do componente e garantir que o voltamos a encaixar com a fita de cor virada para o cabo de alimentação do dispositivo.
Poderá ocorrer outro problema com as unidades óticas. Por vezes, devido a problemas eletrónicos ou mecânicos do equipamento, não é possível abrir a gaveta da drive.

Luzes da caixa

Por vezes quando terminamos de montar um PC as luzes da caixa não acendem. As luzes, são as reponsáveis por mostrar atividade no disco (HDD led) e por indicar que o computador se encontra ligado (PowerLed).
Pode estar a acontecer uma das seguintes situações:
  • Os cabos estão desligados da motherboard;
  • Os cabos foram encaixados com a polaridade invertida.
Opção 1 - Verifique se os cabos das luzes frontais estão bem encaixados na motherboard:
Em primeiro lugar devemo-nos certificar se os cabos Power Led e HDD estão ligados à motherboard. Se não estiverem deve consultar o manual de enstruções da motherboard para verificar onde encaixam os cabos responsáveis pelos leds frontais.

Opção 2 - Verifique a polaridade:
A falta de luz nos leds frontais pode apenas querer dizer inversão de polaridade. As luzes da caixa não são lâmpadas tradicionais, mas sim leds. Por vezes, os cabos encontram-se encaixados nos respetivos lugares mas podem ter a polaridade trocada.

O computador está constantemente a reiniciar

Dissipador do CPU

Por vezes o computador liga normalmente mas está constantemente a reiniciar. Este problema pode ocorrer devido a três situações:
  • Lixo acumulado no dissipador do CPU (mais frequente em dissipadores ativos);
  • Ventoinha do dissipador desligada ou danificada (apenas para dissipadores ativos);
  • Dissipador do CPU mal encaixado.
 Independentemente da situação que estiver a ocorrer a razão é apenas uma. O computador está constantemente a reiniciar porque o calor do CPU não está a ser dissipado de forma correta. Acontece que as motherboards controlam constantemente a temperatura que atinge o processador. Sempre que ultrapassa um determinado valor, a motherboard desliga o computador (ou reinicia) para prevenir que a CPU não se danifique.

Opção 1 - Verifique se o dissipador se encontra com lixo:
Normalmente, o caso de acumulação de lixo é o mais recorrente. Os dissipadores dos processadores, devido à sua natureza ativa tendem a acumular muito lixo entre a parte inferior da ventoinha e o dissipador, impedindo o ar quente de ser extraído como devia.
Solução: Retirar os parafusos que fixam a ventoinha ao dissipador (poderá ser usada outra forma de fixação) e retirá-la para fora da caixa. Com a ajuda de um aspirador, compressor ou um simples pincel retira-se o lixa da ventoinha. De seguida, realizamos a mesma operação para o dissipador, sem o retirar da motherboard. A operação neste caso, deve ser realizada com um cuidade maior para não danificar as componentes em torno do dissipador.
Atenção, convém não deitar o lixo para cima da motherboard. O aspirador é a escolha mais acertada para este trabalho. No final desta operação, devemos voltar a colocar a ventoinha sobre o dissipador e ligar o cabo de alimentação ao CPU FAN da motherboard.

Opção 2 - Verifique se a ventoinha do processador está devidamente alimentada ou danificada:
O problema mais simples associado ao processado, é este não ter a ventoinha de dissipação ligada. Em CPU's com dissipadores passivos não existe este problema uma vez que estão dimensionados para funcionar sem ventoinha e mesmo assim conseguirem dissipar o calor do CPU. Quando se fala em dissipadores ativos implica a existência de uma ventoinha que ajuda a extrair o calor do dissipador. Assim, deve-se verificar se o cabo CPU FAN está devidamente ligado.
Pode ainda acontecer este cabo estar ligado mas o motor da ventoinha ter queimado, não existindo movimento. As razões que levam a um problema desta natureza são geralmente:
  • Longos anos de utilização;
  • Lixo acumulado que forçou constantemente o andamento natural da ventoinha, danificando o motor.
Nestes casos, resta comprar ventoinha nova com as mesmas medidas. Por vezes, as ventoinhas não possuem um formato tradicional, o que obriga a comprar novamente o conjunto do dissipador + ventoinha.

Opção 3 - Verifique se o dissipador do CPU está bem encaixado:
Se o computador reiniciar sozinho imediatamente após a sua montagem, deve-se verificar se o dissipador está convenientemente montado sobre o CPU. A falta de contato entre estes dois componentes, traduz-se numa deficiente extração de calor do processador para o dissipador ocorrendo sobreaquecimento.
Solução: Verificar se os grampos de fixação estão bem apertados ou se algum deles se encontra partido. No caso de ser necessário retirar o dissipador e voltar a colocá-lo é aconselhável usar novamente massa térmica entre estes componentes. Posteriormente, deve pousar o dissipador na posição correta sobre o CPU e fixá-lo com os grampos de fixação próprios (garantir que os grampos ficam bem presos). De seguida ligue a ventoinha à entrada CPU FAN da motherboard.

Motherboard

Quando um computador decide reiniciar por iniciativa própria, pode indicar que a motherboard está em más condições. A motherboard é dos componentes mais resistentes do computador podendo funcionar naturalmente com várias partes danificadas. Podemos ter barramentos PCI, AGP, ISA ou mesmo slots de memória danificados e o computador pode funconar normalmente (desde que não se coloquem nenhuns componentes nesses locais). Porém, condensadores em mau estado podem ser a razão destes súbitos resets.

 Opção 1 - Verifique os condensadores da sua motherboard:
Deve-se por isso, inspecionar a motherboard e procurar se existem condensadores danificados. Se existirem devem ser substituídos. Estes podem ser comprados em qualquer loja de eletrónica mas são difíceis de substituir, uma vez que se trata de uma trabalho muito minucioso. A alternativa passa pela substituição integral da motherboard.

Fonte de alimentação

Uma fonte de alimentação pouco potente pode ser a razão dos resets aleatórios causados por um computador exigente. Para a maior parte dos computadores uma fonte de 300W é suficiente para manter o computador a funcionar em pleno. Contudo, sobretudo devido à indústria dos jogos, cada vez se exige mais do hardware do computador.

Opção 1 - Verifique se a potência da sua fonte de alimentação é suficiente:
Por vezes, a fonte de alimentação não parece ser um bom investimento, já que não é relevante para a velocidade do computador. No entanto, este erro é muito comum. Se o computador vai ter alto rendimento necessita de sustentabilidade, que é o mesmo que dizer, adequada. É recorrente ser esquecida na hora de realizar um upgrade ao nosso computador até que deixa de ser suficiente para o alimentar.
Para resolver este problema deve-se adquirir uma fonte de maior potência. Pode-se consultar a potência das fontes de alimentação na sua lateral.

Memória RAM

Um módulo de memória RAM com apenas alguns setores danificados poderá não impedir o computador de funcionar, mas pode bem ser responsável pelos resets aleatórios. Normalmente isto acontece quando um programa em execução recorre à posicão de memória danificada para escrever ou ler dados.

Opção 1 - Verifique se algum módulo de memória se encontra danificado:
A resolução deste problema passa por trocar de módulo de memória e testá-la durante um período aceitável, para verificar se o problema é realmente deste componente. No caso do computador contar com vários módulos de memória, antes de proceder à trocar por um módulo novo deve-se testar cada um dos módulos em funcionamento individualmente, até se encontrar o danificado.

O computador liga mas encrava

Teclado

Quando não existe um teclado ligado ao computador ou este está danificado, certos computadores mostram no ecrã uma mensagem de erro "Keyboard error". Para resolver esse problema devemos introduzir um teclado a funcionar na porta PS/2 ou USB.
 Opção 1 - Verifique se o teclado se encontra bem ligado à porta PS/2 ou USB:
 Nos teclados e ratos PS/2 por vezes, se não tivermos algum cuidado e forçarmos a entrada na posição errada, os pinos podem entortar. Contudo, o teclado não está danificado sendo possível repará-lo com um pouco de calma e bom senso.
Podemos usar um alicate de pontas finas ou uma pinça e tentar endireitar os pinos, i.e., tentar que voltem às suas posições normais. Este trabalho exige concentração e paciência para não se correr o risco de partirem os pinos caso se faça de forma errada.

Opção 2 - (USB) Verifique se o reconhecimento do dispositivo USB está ativo na BIOS:
Quando se trata de uma teclado USB que não é detetado, mas que se encontra em perfeito estado é necessário recorrer à BIOS para habilitar o seu reconhecimento. Normalmente, na opção Integrated Peripherals é possível encontrar o campo USB Keyboard Support. Deve-se colocar este campo a ENABLE. No final deve gravar as alterações antes de sair da BIOS.

BIOS

Uma configuração errada na BIOS pode levar a que o computador bloqueie no arranque. Em todas as BIOS existe uma forma de repor os valores por omissão (RESTORE DEFAULT SETTINGS ou LOAD DEFAULTS).

Disco Rígido ou SSD

Um disco rígido (ou SSD) danificado ou mal configurado é um dos problemas que pode impedir o arranque do SO. Sempre que acontece uma destas situações com um disco, imediatamente antes do SO carregar é mostrada no ecrã uma mensagem "Disk boot failure". Passo então a apresentar as diferentes opções:
  • Problemas de alimentação:
  • Cabo de dados mal encaixado;
  • Jumper mal configurado (só em discos PATA);
  • Disco sem SO ou mal configurados na BIOS;
  • Disco danificado.
Opção 1 - Verifique a alimentação do disco:
A primeira opção, como sempre, será verificar a alimentação do disco. O cabo de alimentação (PATA ou SATA) poderá encontrar-se mal encaixado ou a própria ficha danificada. Para as alimentações SATA basta encaixar de novo a ficha de alimentação do disco.
Nas alimentações PATA poderá ocorrer um problema semelhante ao relatado na alimentação principal da motherboard. Acontece que os pinos, devido a não se encontrarem vulcanizados têm tendência a recuar deixando de fazer contacto. Se isso acontecer, devem-se ajustar os travões em V que estão presentes neste tipo de pinos para os impedir de recuar dentro da ficha.
A solução mais simples porém, será trocar a ficha de alimentação entre dispositivos ou por uma que se encontre livre e verificar se assim resolve o problema. No caso da ficha estar danificada, pode-se utilizar um multímetro e verificar se esta apresenta tensão elétrica. Começa~se por ajustar o aparelho para tensão contínua escala 20 V.
Posteriormente insira as pontas de prova do multímetro nos contactos dos cabos de alimentação. Deve obter duas tensões defirentes. Amarela + Preto 12 V, Vermelho + Preto 5 V. 
Opção 2- Verifique os cabos de dados do disco:
Verifique se os cabos de dados (PATA ou SATA) se encontram bem encaixados nas duas extremidades (motherboard e disco). Este é um problema que ocorre com alguma frequência, sendo maior a probabilidade associada aos cabos de tipo SATA. Estes soltam-se com certa facilidade pelo que se deve apostar em cabos com patilhas de segurança (grampo de fixação).
No caso dos cabos PATA, existe a possibilidade de estes terem sido encaixados ao contrário (cabos sem saliência). Sempre que se liga um cabo PATA tem de se ter em atenção o lado para onde fica virada a lista de diferente cor do cabo. Esta deve ficar sempre virada para o sabo de alimentação do dispositivo.
Opção 3 - (Apenas para discos PATA) - Verifique a configuração dos jumpers:
O disco pode não estar a ser reconhecido devido a uma má configuração dos jumpers. Esta situação terá que ver com a posição em que está o jumper, podendo acontecer um conflito entre componentes (ex.: dois discos em master na mesma controladora IDE).
O mesmo pode acontecer entre um disco e uma unidade de CD-ROM ou DVD-ROM com interface IDE. Estes dispositivos necessitam de serem configurados como master ou slave. Deve-se por isso, alterar o jumper mediante as necessidades. Por exemplo, se tivermos um disco no PC como master e pretendermos inserir outro disco (ou unidade ótica) na mesma controladora IDE, então este terá forçosamente de estar configurado como slave.
Opção 4 - Verifique se o disco possui SO e se este se encontra configurado na BIOS:
Se o disco for reconhecido, então coloca-se de parte todas as avarias apresentadas nas opções anteriores. Porém a mensagem "Disk boot failure" poderá voltar a aparecer. Neste caso, o erro pode indicar que não temos um SO instalado no disco, que este se encontra corrompido ou simplesmente o disco que contém o SO não está devidamente configurado na BIOS.
Primeiro devemos confirmar na BIOS se o nosso disco está efetivamente configurado como disco de arranque. Na opção Advanced BIOS Features (ou BOOT) do menu principal da BIOS deve-se procurar pela sequência de leitura de dispositivos de arranque. O disco respetivo deve ser o primeiro da lista (First Boot Device).
Noutras BIOS poderá ser necessário em primeiro lugar adicionar o disco como dispositivo de arranque e apenas depois de ordenar a sequência de arranque. No caso de estar tudo bem configurado, provavelmente estamos perante a falta de SO no disco ou este está corrompido. Para reparar este erro é necessário instalar o SO de novo ou realizar um restauro do sistema.
Opção 5 - Verifique se o disco se encontra danificado:
O disco rígido é o componente mais frágil de um PC. Deve-se evitar qualquer tipo de contacto brusco, situações que ocorrem principalmente no transporte do disco de um local para outro. Se o mesmo cisco não é detetado pela BIOS em mais que um computador, então o mais provável é estar danificado. Normalmente o disco emite sons anormais que confirmam a sua avaria, tais como um "soluço" agudo ou um arranque que se inicia mas nunca se concretiza.
No caso de se tratar de um disco SSD, não possui partes móveis nem mecânicas, os sintomas anteriores não se aplicam. Contudo, podem igualmente encontrar-se danificados, deixando de ser detetados pela BIOS. Em ambos os casos, para reaver a informação contida num disco com anomalias desta natureza é necessário recorrer a um Data Recovery Center.

O computador liga mas não dá imagem

Placa gráfica

Quando não obtemos imagem num monitor, atribui-se automaticamente as “culpas” à placa gráfica. Mas nem sempre isto é verdade, podendo a falta de imagem ser proveniente de outros componentes que em nada estão relacionados com a placa gráfica.

Podem estar a ocorrer três situações:
  • A placa gráfica estar mal encaixada;
  • A placa gráfica encontrar-se danificada;
  • A slot da motherboard onde encaixa a gráfica estar danificada ( situação menos provável das três).
Verifique se a placa gráfica está mal encaixada;
Verifique se a placa gráfica está danificada;
Verifique se a slot da motherboard está danificada;
Verifique se a alimentação auxiliar está desligada.

BIOS

Por vezes a má configuração da Bios leva a que o computador não volte a dar
imagem. Este problema costuma ocorrer quando o utilizador efetua alterações
erradas na Bios, como por exemplo, realizar de forma errada um overclocking.
Remova a pilha CMOS;
Faça reset à CMOS através do jumper respetivo.

Memória RAM

À semelhança das placas gráficas, as memórias, apresentam os mesmos sintomas quando algo se encontra errado. Podem impedir o computador de mostrar imagem, porém, nunca impedi-lo de ligar. Os problemas com a RAM são também reportados pelo POST no arranque, através de um código de bips diferente do utilizado para as placas gráficas. O que pode estar mal?

Verifique se existe memória instalada no computador;
Verifique se a memória está mal encaixada ou danificada;
Troque a memória de slot na motherboard.

CPU

Um dos problemas relacionados com a falta de imagem poderá estar de certa forma ligado ao processador. Pode estar a ocorrer uma das seguintes situações:
  •         Cabo auxiliar de alimentação do CPU desligado; 
  •         Processador inexistente ou incompatível.

Verifique se o cabo de alimentação do CPU está desligado;
Verifique se o processador existe e se é compatível com a motherboard.


O computador não liga


Alimentação - Exterior

As avarias nem sempre são causadas por material danificado. Por vezes, os problemas são tão simples de resolver que podem parecer um pouco absurdos, mas são tão importantes para o funcionamento do computador como quaisquer outros problemas mais complexos.

  • Verificar se o cabo de alimentação está devidamente ligado;
  • Verifique o interruptor da fonte (atenção: existem fontes que não têm este interruptor);
  • Verifique se a tomada onde o PC se encontra ligada tem corrente elétrica;
  • Verifique o cabo de alimentação, pois este pode encontrar-se danificado.
Alimentação - Interior

Neste ponto os problemas são um pouco mais complexos.
Nesta fase teremos de recorrer ao interior do PC para resolvermos a avaria.
  • Verifique se o cabo de alimentação principal da motherboard esta bem encaixado;
  • Verifique se o cabo de alimentação da motherboard tem todos os pinos a fazer contacto;
  • Verifique se a fonte de alimentação está danificada;
  • Verifique se o fusível interno da fonte de alimentação.

Cabos

Por muito estranho que possa parecer são poucos os cabos que estando desligados num PC, o impedem de funcionar. Por exemplo, os cabos de alimentação e dados dos discos rígidos ou unidades óticas podem perfeitamente estar desligados, mas o computador continua a ligar.
Os cabos que realmente importam são os de alimentação principal da motherboard e os do painel de ligações da motherboard. Neste painel estabelecem-se todas as ligações entre a motherboard e a caixa.

  • Verifique se o cabo Power Sw está bem ligado.
Motherboard

Uma motherboard danificada poderá impedir o computador de ligar.
Quando um computador não liga e o problema está associado a uma motherboard avariada, implica que esta se encontra eletronicamente danificada (na gíria: queimada), assim, resta trocar a motherboard por outra e esperar que os danos tenham ficado só por aí.

  • Verifique se a motherboard está danificada.